sexta-feira, 30 de março de 2012

Município e igrejas católicas de Jaboatão unem-se no combate à dengue

A intenção é envolver as pastorais ligadas à saúde, assim como realizar palestras e atividades lúdicas com as crianças


Foto: Marcelo Ferreira

 
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tem mais um aliado para combater a dengue. Nesta quinta-feira (29/03), o governo municipal promoveu um encontro com representantes da igreja católica, cuja finalidade é trabalhar em conjunto para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. O trabalho será realizado com as pastorais ligadas à saúde, para que participem de palestras, como também de atividades lúdicas para orientar as crianças sobre o assunto. A reunião foi na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Guararapes. Entre os presentes, estava o vice-prefeito, Edir Peres.

Uma das participantes, a coordenadora da Pastoral da Saúde da Paróquia de Santo Antônio dos Guararapes, em Prazeres, Maria Auceli Ferreira, aprovou a parceria. “Como já realizamos visitas nas casas, é de fundamental importância a participação das instituições religiosas nessas ações”, elogia.

Conforme informações da secretária de Saúde de Jaboatão, Gessyane Paulino, os trabalhos iniciarão depois da Semana Santa. “Após este período, realizaremos um cronograma para visitar as igrejas”, explica. A gestora acrescenta, ainda, que a participação popular é o principal objetivo do trabalho. “De 70% a 90% dos focos da dengue estão nas residências. Com a parceria, as pessoas serão multiplicadoras das informações”, completa.

“Vamos mobilizar as igrejas para que vejam os locais que possam ser realizadas as atividades. Nossa participação é para que cada vez mais a saúde pública seja debatida também dentro das igrejas”, conta o padre Paulo Sergio Vieira, vigário geral da Região Sul 2 (que é responsável por 14 paróquias. Destas, 11 são de Jaboatão).

PREVENÇÃO

Com as proximidades do inverno, o município tem intensificado as ações para prevenir os casos da doença. Por meio de um mutirão para verificar se as residências apresentam focos do mosquito e se as ruas têm objetos que acumulem água, o “Dia D contra a Dengue” é uma das iniciativas. Sensibilização nas escolas e panfletagem, são outras atividades.
 
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2012/03/29/NWS,414198,52,556,JABOATAO,2132-MUNICIPIO-IGREJAS-CATOLICAS-JABOATAO-UNEM-COMBATE-DENGUE.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário