sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jaboatão apresenta Plano Municipal de Ações Integradas sobre drogas

O lançamento foi realizado hoje (10.02), no pátio da Prefeitura e contou a presença da população e parceiros da ação


Foto:Marcelo Ferreira
Na manhã desta sexta-feira (10/02) o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, apresentou oficialmente o Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas. O lançamento foi realizado no pátio externo da Prefeitura e contou com a presença de todo o secretariado envolvido nas ações, representantes do Governo do Estado, da sociedade civil organizada, do Ministério Público, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Imip, e da população, que compareceu em massa ao evento. 

“Esse projeto é uma preocupação nacional e vem gerando discussões nas três esferas: municipal, estadual e federal. Lidar com as drogas é um aprendizado para todos. O objetivo é trazer as pessoas para serem protagonistas da cultura de paz para saber lidar com a prevenção. Esta é a melhor vacina: informar, conscientizar as famílias e a sociedade. Nossas ações são integradas. O compromisso da gestão municipal  é atuar e compartilhar informações. Temos que nos dar as mãos e queremos ir além do que já se é feito. Estamos avançando e vamos investir tudo que estiver a nosso alcance”, disse Elias Gomes, que confirmou o investimento de R$ 500 mil na ação. 

Segundo Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, “o plano vem sendo elaborado desde 2009 e foi validado por 300 lideranças da área. O documento é composto por 46 ações, dividas em 4 eixos: o da prevenção, com ações de formação e sensibilização de agentes públicos e da sociedade sobre os efeitos do uso indevido de drogas; o do atendimento, que visa acolhimento e atenção ao usuário e seus familiares; o da reinserção do usuário, articulando políticas sociais de qualificação e inserção profissional; e o da repressão ao tráfico de drogas, em parceria com as polícias e com a justiça visando reduzir a oferta no município”, explicou. 

Para Ana Glória Melcop, representante do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), a elaboração do plano é algo importante para o combate efetivo ao uso de drogas. “Nós do Imip estamos responsáveis pela capacitação dos agentes que vão trabalhar no Plano. Sem dúvidas esse plano vai acrescentar muito ao município”, disse.

 RESULTADOS

  Desde 2009 a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho efetivo de prevenção e de tratamento. Um resultado dos trabalhos desenvolvido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que hoje são três: um de álcool e drogas, outro para transtornos mentais e o terceiro para crianças dependentes químicas. 
Fabiana Silva passou 18 anos de sua vida dependente de drogas. Hoje a história dela mudou. Após o tratamento no CAPS AD ela conseguiu reestruturar sua família e vive saudável. “Foram anos de tristeza e dor, perdi muitas coisas, fiz meus filhos sofrerem, mas hoje estou limpa. Dessa trajetória foram sete anos só consumindo crack. O CAPS AD me deu condições de me libertar desse mal”, relatou emocionada e finalizou “quem tiver um dependente em casa não discrimine, mas leve ele ao CAPS e lá ele será acolhido e pode ter sua história mudada, como foi a minha”.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/02/10/NWS,414035,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-APRESENTA-PLANO-MUNICIPAL-ACOES-INTEGRADAS-SOBRE-DROGAS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário