Sexteto de samba carioca entoou novos e antigos sucessos. Ao longo dos quatro dias da Folia de Momo, palco principal foi animado por 23 atrações
Foto: Marcelo Ferreira
“Agora sim, o ano realmente começou. Com o pé direito, diga-se de passagem”. Foram com essas palavras que o comerciante Reginaldo Silva, 29, destacou o encerramento do Carnaval de Jaboatão Centro, realizado através de parceria entre os Governos Municipal e Estadual. O ditado popular, acima descrito, foi citado na noite da última terça-feira (13/02), ao som do grupo carioca de samba Fundo de Quintal, principal atração da noite. O sexteto, durante aproximadamente 1h30 de show, apresentou grandes sucessos de seu repertorio, a exemplo da música “a amizade”.
O ritmo, de raízes africanas, aliás, foi o grande destaque do quarto e último dia de folia na cidade. É que também subiram ao palco as bandas Sambstar, Pernambuco Samba Show e a Orquestra Harmonia. Diversos cortejos populares também encantaram os foliões durante o dia de ontem, a exemplo da Nação Maracatu - Aurora Africana, do Bloco Flor do Eucalipto e das tribos indígenas Tapirapé e Tupinambá de Jaboatão.
“A Prefeitura tomou uma decisão muita acertada, quando fez essa parceria com o Estado para trazer um polo cultural para o Centro. Essa ação deu oportunidade para artistas locais se apresentarem e para a população curtir uma grande diversidade de gêneros musicais. Paralelo a isso, fizemos um trabalho social que foi o de transformar esse evento no carnaval da paz, já que foram poucos os casos de violência registrados durante os dias de festa”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social de Jaboatão, Karla Menezes.
O sentimento de dever cumprido também foi compartilhado por Wellington Nunes (Wally), diretor de produção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). “Tivemos um resgate do carnaval de Jaboatão. Na condição de representante do Governo do Estado, debati, junto com o município, ideias e concepções que resultaram no formato do evento. Foi um carnaval muito feliz, tanto pela grade de programação que foi elaborada, mas também pelo comprometimento das duas esferas de poder na realização dessa bonita e democrática festa”, destacou.
Já o secretário executivo de cultura de Jaboatão, Isaac Luna, acredita que o município proporcionou a população um belo espetáculo sem precisar utilizar recursos do tesouro municipal. “A verba que seria destinada para o Carnaval esse ano será utilizada para a finalização das obras do Cine Teatro Samuel Campelo. Além disso, não comprometemos investimentos em outras áreas, já que a cidade se prepara para a realização de diversas obras estruturadoras. O resultado foi bastante positivo, um polo divertido, sem violência, onde a família pôde participar tranquilamente”, analisou.
“Teve de tudo, deste o frevo do Maestro Forró até o manguebit da Banda Cascabulho. Deu para todos os gostos”, afirmou Thiago Silva, residente do bairro da Vila Rica, que optou por prestigiar a festa. Durante os dias de momo, a Casa da Cultura, localizada na Praça Nossa Senhora do Rosário, ofereceu diversos serviços aos foliões, como Conselho Tutelar e a Guarda Municipal, que esteve de plantão no local com um efetivo de 70 homens, distribuídos em grupos de operação. Ambulâncias foram disponibilizadas para atendimentos médicos. 25 agentes de trânsito estiveram nas Ruas de acesso ao palco para orientar o folião. No carnaval, cerca de100 mil pessoas compareceram ao polo de Jaboatão Centro.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2013/02/13/NWS,415241,52,553,JABOATAO,2132-JABOATAO-DESPEDE-CARNAVAL-SOM-GRUPO-FUNDO-QUINTAL.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário