A visita, que será feita em todo o Brasil, visa avaliar e implementar ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites
Foto:Secretaria de Desenvolvimento Social
A secretária de Desenvolvimento Social de Jaboatão dos Guararapes, Karla Menezes, recebeu nesta terça-feira (19/02), o representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anderson Bandeira. A visita, que será realizada em todos os municípios do Brasil, até o final do ano, objetiva avaliar ações referentes ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites e obter a adesão das cidades que ainda não estão inseridas na iniciativa.
Jaboatão dos Guararapes foi o primeiro município a ser visitado justamente pelo fato de já ter celebrado a parceria a ser levada a todo o País. Para o processo de coleta das informações, segundo Anderson Bandeira, 12 técnicos estão distribuídos pelo país. “Serão feitos os monitoramentos das ações já em execução e a implantação nas cidades que ainda não aderiram ao plano. No final do ano, será promovido um seminário para apresentação dos resultados obtidos e definição das diretrizes para o próximo ano”, detalhou Anderson.
A secretária Karla Menezes ressaltou alguns trabalhos que são desenvolvidos no município em parceria com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites, a exemplo do Programa BPC na Escola. São ações integradas nas áreas de saúde, educação e assistência Social, que atende mais de 1.791 pessoas, entre zero e 18 anos. Outra ação desenvolvida é a adaptação dos carros de transporte dos alunos para pessoas com deficiência.
PLANO NACIONAL
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limites, lançado em 2011, por meio do Decreto N° 7.612, planeja a implementação de novas atividades para o segmento, além das que já estão em execução. Conforme informações da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o trabalho envolve 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Até 2014, estão previstos investimentos da ordem de R$ 7,6 bilhões.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2013/02/19/NWS,415254,52,553,JABOATAO,2132-JABOATAO-RECEBE-REPRESENTANTE-SECRETARIA-NACIONAL-PESSOA-DEFICIENCIA.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário