quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jaboatão entrega comenda Dom Hélder Câmara

Foram 13 homenageados, com o intuito de reconhecer ações que mudaram vidas


Foto: Marcelo Ferreira


Pessoas que defendem os Direitos Humanos são conhecidas por viverem nos bastidores, lutando por todos. No entanto, na manhã desta quarta-feira (19/12), esses personagens tomaram o lugar de protagonistas e tiveram seu trabalho reconhecido publicamente. É que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas, entregou a comenda Dom Hélder Câmara. A cerimônia foi realizada no auditório da sede do Governo Municipal e contou com a presença de secretários, do vice-prefeito, Edir Peres, e da primeira dama do município, Ana Karla Gomes.
“A comenda na verdade veio pra prestigiar as ações do município, que são feitas para promoção dos direitos humanos. Ainda se tem uma cultura de que Direitos Humanos é só a defesa de bandidos, por isso queremos valorizar o que realmente são, e quem faz eles serem efetivados”, explicou Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas de Jaboatão dos Guararapes.
Karla Menezes ainda informou quais os critérios para a escolha dos homenageados. “O critério é que tenha tido alguma atuação nas áreas que abrangem a temática dos Direitos Humanos e que tenha revertido na qualidade de vida da população. Então, esses nomes foram escolhidos e aprovados junto ao Conselho Municipal de Direitos Humanos, que tem inclusive em sua composição a sociedade civil”, finalizou.
“Fico feliz, satisfeito e orgulhoso, porque os direitos humanos são algo extenso e vai além da história da defesa do preso, mas pelo contrário, hoje a expressão Direitos Humanos e as práticas relacionadas ao assunto têm atingido áreas que antes não atingiam e isso é muito bom para todos. A comenda não poderia ter outro nome, que não o de Dom Hélder, pelo trabalho dele, que rompe as barreiras mundiais”, disse Edir Peres, vice-prefeito do município.
AGRADECIMENTO – Entre os homenageados estavam o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a juíza da Vara da Criança e do Adolescente de Jaboatão, Sônia Stamford, Isabela Rodrigues, promotora de Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco, em Jaboatão e o secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Moraes.
“É gratificante pra gente que trabalha nesta área receber uma comenda desse nível e eu acho que é fruto dessa parceria que existe na área dos Direitos Humanos entre o Ministério Público e o município. Eu acho que a gente está no caminho certo, temos muito a alcançar, mas estamos no caminho certo. O Ministério Público tem feito a sua parte e a Prefeitura tem correspondido desempenhando o seu papel”, disse Isabela Rodrigues, promotora de Direitos Humanos do MPPE, no município.
“Mostra que teve um trabalho em parceria que gerou resultados e a maior importância que tem é o reconhecimento do trabalho de cada membro que participou da construção na luta pelos direitos e garantias dos seres humanos, principalmente dos que estão em desenvolvimento, que são as crianças e os adolescentes”, disse emocionada Sônia Estamford, juíza da Vara da Criança e do Adolescente de Jaboatão.
“É uma iniciativa fantástica, porque em um mundo com as informações  que chegam e vão tão rápidas, histórias e feitos devem ser homenageados. São pessoas que atuam nos bastidores, em ações de base, que fazem uma luta diária e difícil. Não bastaria apenas premiar, mas o município tem uma ação constante que se destaca na mediação de conflitos, nos direitos dos idosos, das pessoas com deficiência, ações consistentes, que mostram que a preocupação não é só de premiar no fim do ano, mas tem uma ação ao longo do ano”, explicou Paulo Moraes, secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

Lista dos homenageados:

·  Alfredo Pereira Correa - Diretor presidente do Abrigo Cristo Redentor
·  Carlos Eduardo Vasconcelos - Presidente da Comissão de Conciliação e Arbitragem da OAB-PE e professor da Faculdade Guararapes
·  Cláudio Carraly Araújo Menezes – Assessor do Gabinete do Prefeito de Jaboatão dos Guararapes
·  Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife
·  Edmilson Monteiro – Pastor e Vereador
·  Francisco Amorim – Secretário de Desenvolvimento Social
·  Rodrigo Deodato - Coordenador Executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop)
·  Isabela Rodrigues Bandeira Carneiro Leão – 6ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania
·  Marcos Pereira – Coordenadora da Caminhada de Terreiros de Pernambuco
·  Mosana Rodrigues Cavalcanti – Coordenadora do Programa Pernambuco Sem Barreiras da Secretaria de Turismo de Pernambuco
·  Paulo Moraes – Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
·  Maria Salete Rodrigues – Diretora do Lar de Maria
·  Sônia Stamford Magalhães Melo – Juíza da Vara da Infância e Juventude

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/12/19/NWS,415123,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-ENTREGA-COMENDA-DOM-HELDER-CAMARA.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário