segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Instituições privadas recebem capacitações de combate a Hanseníase


Ação terá inicio nesta segunda-feira (28/01) e se estenderá até a sexta (01/02)]

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Hanseníase (27/01), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza uma ação preventiva em instituições privadas do município. Serão realizadas palestras pela equipe técnica do Núcleo de Tuberculose e Hanseníase, nas quais serão abordados diversos assuntos ligados à doença. 
O objetivo da atividade é sensibilizar as pessoas sobre a gravidade da enfermidade, a partir da disseminação de informações para combater a doença, que se não tratada adequadamente pode causar incapacidade física. 
“Resolvemos fazer uma parceria público-privado, em corporações particulares devido a falta de tempo que os profissionais que atuam nessa área possuem. Esperamos que os funcionários das empresas beneficiadas pela ação multipliquem o conhecimento adquirido nos encontros e transmitam aos seus familiares e amigos”, destacou Fabianni Meneses, Gerente da Vigilância em Saúde de Jaboatão. 
Os técnicos do núcleo apresentarão o significado da enfermidade e formas de transmissão. Também serão debatidos os seguintes itens: característica do agente transmissor, sinais e sintomas, formas clínicas, diagnóstico, tratamento e complicações para a pessoa que não se trata adequadamente. Os casos de hanseníase identificados serão orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima da residência do indivíduo.
HANSENÍASE 
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos e, se não tratada a tempo, leva ao comprometimento dos nervos periféricos, já que sua característica principal é o grande potencial incapacitante. 
O Brasil é o único país da América Latina que não atingiu a meta de eliminação da doença. E para interromper a transmissão da hanseníase, a principal estratégia é o tratamento da doença, quebrando a cadeia epidemiológica. Assim como, prevenir incapacidades físicas e promover a cura e a reabilitação física e social do doente. 
Em 2012, Pernambuco registrou mais de 2,2 mil casos, onde os maiores números foram registrados nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. 
Para maiores esclarecimentos sobre a hanseníase entrar em contato com a equipe técnica do Núcleo de Tuberculose e Hanseníase através do telefone  (81) 3476-3068.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2013/01/28/NWS,415202,52,556,JABOATAO,2132-INSTITUICOES-PRIVADAS-RECEBEM-CAPACITACOES-COMBATE-HANSENIASE.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário