quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Limpeza urbana passa a ser monitorada por moradores em Jaboatão

Serviço é inédito em Pernambuco. Link no site da Prefeitura permite morador saber posição do caminhão na sua rua


Foto Marcelo Ferreira

Moradores de Jaboatão dos Guararapes agora contam pioneiramente em Pernambuco com um instrumento que lhes permite acompanhar e ajudar a Prefeitura na eficientização da limpeza das ruas. Com todos os seus 72 caminhões monitorados por GPS, a gestão e agora a população sabem com exatidão se o serviço está sendo realizado, inclusive no horário previsto, com a disponibilização de link no site da Prefeitura que entra no ar nesta terça-feira (03/01). 

“Através do link no site da Prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br) a pessoa sabe exatamente dia e turno que o caminhão passa em sua rua. Ela pode, inclusive, verificar a posição em que o veículo se encontra no momento da consulta, para programar melhor a colocação do seu lixo na calçada”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar.

O link permite ainda que a pessoa possa registrar reclamação, caso o serviço não seja executado de acordo com o programado. A reclamação cai direto na Central de Monitoramento, na Gerência de Limpeza Urbana. Os técnicos, então, passam a investigar a razão da não-execução do serviço e corrigir a falha ou até mesmo punir a empresa. As reclamações podem ser registradas também em relação a qualquer outro tipo de problema vinculado à limpeza urbana, como varrição e recolhimento de entulhos.

“A transparência que estamos dando à limpeza urbana de Jaboatão tem caráter inédito em Pernambuco. Todos sabem que o serviço sempre tem índice de irregularidade altíssimo, por não se conseguir fiscalizar com precisão a não-realização do mesmo. Agora, em Jaboatão, essa possibilidade vai a zero, com toda a população fiscalizando através do monitoramento eletrônico”, assegura Avelar.

O investimento que estabelece o processo de controle social na operação da limpeza urbana é considerado baixo pelo secretário. Segundo ele, o custo é de menos de R$ 100 ao mês por cada caminhão. Atualmente este valor é bancado pelas empresas prestadoras do serviço de limpeza pública. O monitoramento é feito por técnicos da própria Secretaria de Serviços Urbanos.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2012/01/03/NWS,413949,52,558,JABOATAO,2132-LIMPEZA-URBANA-SER-MONITORADA-MORADORES-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário