quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Combate as drogas

O núcleo de voluntariado das comunidades unidas da UR – 11 está em pleno vapor, no último dia 21 de novembro, Dona Terezinha, responsável e idealizadora do núcleo, participou de seminário de validação do plano de ações integradas sobre drogas, realizado no Portal Mar, com o apoio do IMIP, Centro de Prevenção às Dependências, Secretaria de Promoção da Cidadania, Secretaria Executiva de Segurança cidadã e Direitos Humanos e a Prefeitura dos Jaboatão dos Guararapes.

No seminário, foram distribuídas cartilhas informativas explicando o que são as drogas e quais meles as mesmas causam. Como os pais devem conversar com seus filhos a respeitos do assunto, como educadores devem abordar o tema em sala de aula. O seminário mostrou o comprometimento das entidades e da Prefeitura dos Jaboatão dos Guararapes com esse problema de saúde pública.

Vejam as cartilhas e o plano municipal de ações integradas no combate as drogas. Click na imagem para aumentá-la:





Ministra de Programas Sociais de Honduras visita Jaboatão

Comitiva foi ao Engenho Camaço, em Jaboatão Centro, e seguiu para a sede do CadÚnico do Bolsa Família

Foto:Marcelo Ferreira


A Escola Paulo Freire, no Engenho Camaço, Zona Rural de Jaboatão, abriu as portas para receber a comitiva do Governo de Honduras, chefiada pela Ministra do Programa de Bonificação da Família (PRAF), Maria Elena Zepeda. O intuito da visita foi conhecer como os programas sociais funcionam no município, que é referência nacional em transferência de renda. A visita foi acompanhada por representantes dos Governos Nacional, Estadual e Municipal e comandada pelas secretárias de Promoção da Cidadania, Ana Selma dos Santos, e Executiva de Educação, Edilene Soares.

A comitiva hondurenha teve acesso aos dados do Bolsa Família no município. Durante a estada na escola, foram expostas as experiências positivas, que vão desde o cadastro, que é todo digital, online e descentralizado com pontos de cadastro nas sete Regionais até os cursos profissionalizantes que são oferecidos aos beneficiários do Bolsa Família, afim de que haja uma nova perspectiva seja dado às famílias.

Segundo Kilma Luna, representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Jaboatão foi escolhido como roteiro por ser referência nacional em programas sociais. “Nas gestões anteriores tínhamos muita dificuldade de aplicar as políticas sociais aqui no município, mas agora a história é outra. Hoje temos a satisfação de mostrar esse cartão postal para a área da cidadania, com programas sociais que funcionam efetivamente”, disse.

Ana Selma dos Santos, secretária de Promoção da Cidadania do município ressaltou a complexidade do município. “Temos um município com cerca de 700 mil habitantes e um território e 256 km2. O município é dividido em área rural e urbana, o que deixa ainda mais complexo o trabalho. Dentro desse quantitativo de pessoas, 36% tem perfil para os programas sociais. Já evoluímos muito e hoje temos uma estrutura que movimenta cerca de R$ 7 milhões por mês, na transferência de renda”, explicou.

A ministra do Programa de Bonificação da Família de Honduras, Maria Elena Zepeda acredita que as experiências do município serão de grande importância para a equipe. "Vamos levar muitos ensinamentos daqui, porque Jaboatão tem um programa que não é só de ajuda, mas também de capacitação, onde as famílias ingressam no mercado de trabalho com formação. Em muitos países, eu vi transferência de dinheiro condicionada. Mas o que eu nunca tinha ouvido era sobre a formação das famílias e sua satisfação no mercado de trabalho. Vamos levar e aplicar muitos conceitos daqui em Honduras. Jaboatão tem um sistema social avançado, consolidado e de prestígio", finalizou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/11/29/NWS,413845,52,554,JABOATAO,2132-MINISTRA-PROGRAMAS-SOCIAIS-HONDURAS-VISITA-JABOATAO.aspx

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jaboatão promove curso de capacitação para condutores


Qualificação irá beneficiar 475 motoristas de Jaboatão

Qualificar condutores automotivos para uma maior participação no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do curso de capacitação para motoristas, intitulado: “Novos motoristas de transporte coletivo e de passageiros de turismo”, promovido pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes através da Secretária de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do município em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Estão em andamento 3 turmas deste curso, divididos em aulas teóricas e praticas com 25 alunos em cada sala. Ao todo, serão contempladas 475 pessoas. As aulas teóricas estão sendo realizadas em pólos descentralizados do município, ASSMORETO (Associação dos Moradores do Loreto), na Vila Rica (Escola Estadual Nestor Gomes de Moura) e em Jaboatão Centro (Prédio do Centro da Juventude - antigo Colégio Piaget), enquanto as praticas estão sendo realizadas no horário das 13h às 17h, na NBA Vera Cruz, situada na BR 101 no Km 16, ao lado da coca-cola. Os participantes que se destacarem serão contratados pela empresa.

Sérgio Araújo, motorista há 5 anos e participante do curso, destaca como positiva a qualificação. “É uma oportunidade única para se qualificar. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, quem não estiver se atualizando, ficará para trás”, afirmou. “Pensamos na realização do curso devido a falta de profissionais qualificados. O mercado de trabalho vem de uma defasagem muito grande, portanto, teremos a oportunidade para dar qualidade nos serviços oferecidos”, destacou Simone Cruz, Coordenadora de Qualificação Profissional de Jaboatão (SETQE).

Ainda segundo Simone, é necessário o processo de atualização dos profissionais, devido a grande variedade de veículos e equipamentos que são lançados.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/11/29/NWS,413843,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-PROMOVE-CURSO-CAPACITACAO-CONDUTORES.aspx

Balcão da Cidadania chega à comunidade de Jardim Piedade


Ação contará com a participação de moradores para garantir seus direitos

Na manhã desta terça-feira (29), os moradores da comunidade de Jardim Piedade terão acesso aos serviços oferecidos pelo Balcão da Cidadania. A ação acontece na Rua Rosa Vermelha S/N, na Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Piedade II, das 08h às 12h. A comunidade poderá dispor de serviços na área de saúde, como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, panfletos indicativos e teste de glicemia.

O programa abrange também benefícios oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), como carteira de livre acesso, direito do idoso, direito da criança e do adolescente, benefício da prestação continuada, benefício variável jovem, tarifa social e encaminhamento de registro civil e INSS. Serão fornecidas ainda orientações de enfrentamento à violência, disponibilizadas pelo Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS) e serviços do CAC, como cartão do SUS e do PROCON/JG, como orientação jurídica.

A moradora Igene de Araújo, 51 anos, usuária da unidade há 10, aprovou a iniciativa e diz que o programa está chegando na hora certa. Já a dentista da USF, Glayse Amaral, considerou o Balcão da Cidadania uma ação muito importante para a comunidade. “Achei a ideia maravilhosa. É preciso dar oportunidades para essa comunidade, que é carente de informação e recursos desse tipo”, pontuou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/11/28/NWS,413840,52,554,JABOATAO,2132-BALCAO-CIDADANIA-COMUNIDADE-JARDIM-PIEDADE.aspx

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jaboatão realiza fórum de economia solidária

Evento, realizado nesta sexta-feira (25/11) no hotel Golden Beach, em Piedade, serviu para estruturar empreendimentos do município


Foto:Valter Andrade


Reafirmando o compromisso da gestão municipal em investir na economia da cidade, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou na sexta-feira (25/11), no hotel Golden Beach, em Piedade, o primeiro Fórum de Economia Popular Solidária do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Promoção da Cidadania, através da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Ministério do Trabalho.

A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riquezas valorizadas no ser humano. Para o coordenador econômico da Secretária de Trabalho de Jaboatão, Feliciano Félix, o fórum serve para aumentar esse tipo de prática na cidade. “Esse evento vai fomentar ações e programas para desenvolver um segmento bastante crescente em Jaboatão”, afirmou.

Ainda segundo Félix, foram realizados estudos em todo município para mapear iniciativas econômicas. “Realizamos três plenárias, mapeando toda a cidade em territórios. Neste mapeamento, identificamos mais de 150 empreendimentos econômicos solidários”, destacou.

“Criamos uma estância de organização da sociedade dos empreendedores de economia solidária municipal, onde já vinham ocorrendo atuações de maneiras informal. Agora, o poder público concede uma consistência maior, dando um espaço para organização, discussão, venda e produção de todos os empreendimentos econômicos”, destacou Hélcio Mattos, Secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Jaboatão.

Durante o evento, diversos secretários municipais marcaram presença, entre eles, Ana Selma dos Santos (Representando a Promoção da Cidadania) e Mirtes Cordeiro, quer representou o prefeito Elias Gomes. Na ocasião, também foram realizadas palestras e debates sobre este modelo de atividade econômica.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/11/28/NWS,413835,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-REALIZA-FORUM-ECONOMIA-SOLIDARIA.aspx

Alegria marca o encerramento dos jogos da terceira idade

Evento aconteceu durante de 23 a 25/11 e proporcionou atividades a centenas de idosos de Jaboatão

Foto:Valter Andrade

“Foram três dias inesquecíveis. Brincamos, dançamos, nos divertimos. Estou me sentindo muito feliz”, este foi o relato de Eliane Francisca, do grupo de idosos Lírios do Campo de Marcos Freire, ao descrever seu sentimento na festa de encerramento do 2º jogos da terceira idade, ocorrido no SESC Piedade durante toda sexta-feira (25/11). O evento foi realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Secretária de Esportes e Lazer em parceria com a Secretária de Saúde e de Promoção da Cidadania.

Durante todo o dia, os idosos participaram de diversas atividades esportivas, religiosas e culturais. O conselheiro municipal do Idoso, Manoel Batista, destacou o apoio dado pela atual gestão às política públicas voltadas para a terceira idade. “O governo municipal fundou o conselho do idoso para proporcionar a garantia de seus direitos”, destacou.

Representando a Secretária de Promoção da Cidadania, Socorro Rodrigues, falou sobre a sensação em participar do encerramento dos jogos. “É muito gratificante fazer parte desse momento de alegria, de descontração. Hoje, todos os presentes aqui assistiram apresentações interessantes. Um verdadeiro show de cidadania”, avaliou.

Para o gerente de Esportes de Jaboatão, Lula Maciel, a ação serviu para integrar ainda mais a terceira idade. ”O destaque desse evento foi a troca de experiências sobre seus cotidianos. Estamos proporcionando um envelhecimento de forma saudável”, enfatizou Maciel.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2011/11/28/NWS,413836,52,553,JABOATAO,2132-ALEGRIA-MARCA-ENCERRAMENTO-JOGOS-TERCEIRA-IDADE.aspx

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Moradores do UR 11 festejam inauguração de Praça e Núcleo de Mediação de Conflitos


Na ocasião o prefeito Elias Gomes anunciou a construção de mais uma escola técnica em Cavaleiro

O Prefeito Elias Gomes e Dona Terezinha

Muita animação, apresentação de grupos de cultura afro e participação em massa da comunidade. Assim foram as inaugurações da Praça e do Núcleo de Mediação de Conflitos do UR11, realizadas neste domingo (20/11).

Segundo a secretária de Obras do município, Magna Aleixo, na praça foram investidos R$ 189 mil nos serviços de escavação e aterro, construção de bancos de concreto, implantação de aparelhos de ginástica, brinquedos de ferro, recuperação dos escorregos de concreto, recuperação do pórtico da praça.

Ainda foi feito o plantio de gramas, recuperação de pedras portuguesas nas calçadas e na área da praça, pavimento com paralelo no estacionamento da praça, instalação elétrica de 9 postes, pintura e instalação hidráulica em cinco pontos de água. Além da implantação de rampas e sinalizações para portadores de necessidades especiais.

Para o prefeito Elias Gomes, o momento é de celebração. “Encontramos aqui uma situação muito complicada. A praça mais parecia uma praça de guerra. Hoje, estamos devolvendo a praça toda reformada, com todos os equipamentos. Agora é papel de cada um preservá-la. Apesar de sabermos que essa obra é importante, a maior de todas as obras é devolver o sentimento de orgulho de ser jaboatanense, com obras que servem para toda a comunidade”, disse.

O gestor ainda anunciou a construção de uma escola técnica em Cavaleiro. “Já começamos a negociação com o governador Eduardo Campos, que já se comprometeu em construir, no local onde hoje funciona a Funase, uma escola técnica estadual para trazer qualificação profissional para os moradores de Cavaleiro”, discursou.

“Aqui era muito complicado, não tinha espaço para nossas crianças brincarem. Agora melhorou muito. Temos lazer para todas as idades. Estou muito satisfeita”, disse sorridente Maria das Mercês da Silva, 63 anos, uma das fundadoras da comunidade.

Já para Ana Paula, 32 anos, moradora há 20 anos do UR 11, a nova praça é um grande presente. “Estou muito satisfeita. Aqui, antes, a gente tinha que dar a volta por fora da praça, porque se a gente passasse por dentro da praça caia e se machucava. Minha filha já quebrou o braço no escorrego. Hoje podemos dizer que temos nova vida”, relatou.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

No mesmo bairro, o Núcleo de Mediação de Conflitos ganhou mobiliário novo, composto por mesas, cadeiras, birô, material de escritório, ventilador. A secretária de Segurança Cidadã e Direitos Humanos do município, Karla Menezes, explica que o intuito é dar uma estrutura melhor para os líderes comunitários, que já trabalham com essa mediação.

“Foi dada uma capacitação para que os líderes comunitários façam esse trabalho com mais propriedade, estamos dando toda estrutura. O intuito é promover a cultura de paz. Muitos problemas tem pequenas proporções e podem ser resolvidos na própria comunidade. Isso já acontece, mas agora eles terão uma estrutura melhor”, disse.

Terezinha Moraes, mediadora do UR 11, explica que a comunidade só tem a ganhar com esse núcleo. “Já fazemos essa mediação e entendemos que com essa estrutura nova, os moradores só têm a ganhar. Além de toda a parte mobiliária, também estamos ganhando apoio jurídico e isso nos ajudará na mediação dos conflitos. Estou muito feliz por ver mais esse benefício para minha comunidade”, explica.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2011/11/20/NWS,413808,51,546,JABOATAO,2132-MORADORES-FESTEJAM-INAUGURACAO-PRACA-NUCLEO-MEDIACAO-CONFLITOS.aspx

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inauguração da Praça da UR -11 e do Núcleo de Mediação de conflitos


Na manhã deste domingo os moradores do bairro da UR -11 tiveram a realização de um sonho, a Praça da UR -11 foi inaugurada e junto com ela o núcleo de mediação de conflitos sob a responsabilidade de Dona Terezinha. Foi uma festa bonita, cheia de moradores, crianças e teve a ilustre participação do Prefeito Elias Gomes, cortando a faixa de inauguração da Praça e do núcleo.

Elias está mostrando como se deve administrar um município, todas as gestões anteriores nunca haviam vindo ao bairro da UR-11 a adjacências, exceto em época de campanha. O Prefeito está transformando a cara do Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão, hoje, é um verdadeiro canteiro de obras.

Obrigado Prefeito Elias Gomes.
 

Grupos de capoeira e de dança popular se apresentaram além da escola de Samba Pinto do Meio Dia composta por crianças do bairro.

Vejam as fotos: